Concerto de Férias


Conceição do Coité, cidade do semi-árido baiano, distante 220 km da capital, Salvador. Terra acolhedora, de gente humilde e com muito talento. No futebol, somos tetra campeão do intermunicipal, na política, temos há mais de vinte anos um representante na assembleia legislativa. Na religião, temos vários padres filhos da nossa terra. Até nos Estados Unidos tem padre coiteense. Na música, ah! Na música a nossa cidade tem inúmeros talentos, uns lembrados, outros esquecidos, uns de renome nacional como o querido Vizek, autor de músicas cantadas até por Cheiro de Amor. “Tou em Água”. Temos artistas que tocam axé, pagode, sertanejo, forró, MPB, rock e tantos outros ritmos que não conheço, pois não sou da área.
Quase cada semana acontece uma festa em nossa cidade com lotação máxima. Temos as tradicionais como “Baião de Dois, Arena Show, Os Cão Cão, e a mais tradicional, o Micareta.
Em todas estas festas a presença de jovens é maciça quando o ritmo é o axé music e o pagode, se é que podemos chamar certas músicas de pagode, pois conheci em São Paulo o pagode de mesa, mas aqui o pagode é uma coisa que nem sei explicar, mas respeito o gosto de cada um. Ai fico a perguntar-me: é esta a cultura que tanto queremos para nossas futuras gerações? Musicas com refrões que agridem a dignidade humana, tais como: tapa na bundinha, desce até em baixo, todo enfiado, e por ai afora.
Conceição do Coité volta e meia aparece nos telejornais da Bahia, umas vezes por projetos da prefeitura, outros nas páginas policiais, mas esta semana, nós coiteenses que amamos o que é bom, tivemos um orgulho daqueles. Crianças  pobres, algumas que nem tem o que comer com dignidade, aparecendo na “Globo a nível nacional”, tocando música erudita. Que maravilha aos nossos ouvidos.
Nossas crianças estão fazendo história, estas crianças que tem talento e um dia vão com certeza aparecer nos palcos da musica erudita nacional, quem sabe ao lado dos grandes maestros da musica brasileira. Eles já tem um grande maestro, Josevaldo (Nim), musico autodidata de talento reconhecido.
Parabéns Conceição do Coité, parabéns a todos que fazem o Projeto Santo Antonio. As nossas crianças, com certeza não estarão no mundo da criminalidade se tiverem oportunidades como essa.
Parabéns a nós!!!!!