Os professores da rede estadual da Bahia estão em greve, desde 11 de abril, exigindo do Governador Wagner a aplicação integral da Lei do Piso e o cumprimento do Acordo assinado com o APLB-Sindicato (aumento de 22%, índice previsto na lei a partir do custo/aluno instituído pelo Fundeb), mas o mesmo além de não cumprir o acordo assinado, ainda cortou nosso ponto de forma desproporcional e sem critérios.
O Governo diz que não pode conceder o aumento que é lei e foi assinado por ele, com a alegação da “Lei de responsabilidade fiscal”, mas não esclarece à população quanto está gastando na construção da Arena da Fonte Nova. Será que futebol é mais importante que Educação?
Nós Professores do município de Retirolandia, realizamos nesta quarta-feira, 02/05/2012, uma manifestação pública que teve inicio na Praça da Igreja Matriz e depois percorreu algumas ruas do centro da cidade com a participação de pais, alunos e professores aposentados e a sociedade civil.
O principal objetivo desta manifestação foi esclarecer a população à atual situação das Escolas públicas do Estado. Do sucateamento da educação pública em todos os níveis. Da falta de incentivo aos docentes, da falta de condições dignas de trabalho e o mínimo para os alunos, como falta de cadeiras para sentarem confortavelmente, material de limpeza, material didático: papel, pincel atômico e ofício. Da falta de professores da área de exatas: Química, Física e Matemática, que foram aprovados em concurso público há mais de dois anos e não foram efetivados e, se não bastasse este concurso, foi realizado recentemente uma seleção do “Reda” e nem mesmo assim os aprovados foram convocados. Que nosso município também não tem coordenador pedagógico atuando nas Escolas, porém tem uma filha da cidade aprovada em concurso e não convocada. A presença de um coordenador pedagógico é de extrema importância no planejamento e assessoramento dos trabalhos docentes e discentes.
“Uma educação de qualidade se faz com a formação crítica de nossos alunos, pois o professor é um aliado no seu crescimento intelectual e não apenas um transmissor de conteúdos, enfatizou os professores.”
Continuaremos em greve até a próxima Assembleia a ser realizada, segunda-feira, dia 10/05/2012, em Salvador.
Professores do município de Retirolandia,
“Retroceder Nunca, Render-se Jamais.”