A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS

-->
Vivemos numa sociedade marcada pela onda do pacote pronto, ou seja, pra tudo existe um manual. Para o casamento, para a relação sexual, para a maneira de a mulher fazer o parto, para a educação dos filhos.
Você seria capaz de fazer tudo ordenado por alguém, seja do levantar ao deitar-se? Acredito que não, mas este é modelo de lar que a sociedade moderna está impondo às pessoas. É triste você ligar a televisão e assistir a alguém lhe dizendo como você lidar com seu parceiro e com seus filhos. Mas, qual seria o objetivo destas pessoas que querem nos impor este modelo de família? Muito simples, quando você adere ao modelo do pacote pronto, você deixa de ser você e passa a ser um produto de fácil consumo aceito em todas as casas.
Os meios de comunicação têm como objetivo divulgar e vender e, quando se têm pessoas alienadas, torna-se mais fácil alcançar os objetivos traçados.
É comum ouvirmos de alguns pais a desculpa de que, a seu filho tudo deve ser dado para compensar a ausência do dia-a-dia. Mas, você acha correto dá um presente quando deveria dá aconchego e companhia? É claro que nada pode substituir a presença dos pais junto aos filhos, mas quando não se tem uma base estruturada de família, tudo muda.
De quem é a maior responsabilidade na preparação dos filhos? É do pai ou da mãe? Nem de um, nem do outro. Dos dois em igual tamanho, pois é dos dois que depende a realização dos filhos.
Por que a família mudou tanto nestes últimos anos? Certamente, porque a família está mais voltada para o consumismo. Aos filhos deve ser dado limites, pois não é impondo, mas dialogando que educamos, damos e ganhamos a confiança dos nossos filhos. A criança deve crescer sabendo que nem tudo é permitido a eles. E se a família não ensinar aos filhos estes limites, certamente a sociedade fará de forma muitas vezes dolorosa.
Um fator importante e muitas vezes determinante na educação de nossos filhos é o testemunho dos pais, o que na atualidade se faz escasso, pois muitos pais não dão a mínima importância quanto a dar testemunho de uma vida digna aos filhos. Ex:
Às nossas crianças deve ser dado o direito de falar o que sente, mas jamais deixar que eles decidam o que fazer como vemos muitas vezes na televisão. Quando dizemos que aos filhos deve ser dado o direito de falar como eles sempre são obrigados a ouvir, queremos dizer que ai se instala uma relação de amizade, o que se torna muito importante nesta relação familiar, a amizade entre pais e filhos. Ex:
Os filhos devem ser preparados para o mundo, pois crianças diferentemente dos animais precisam de adultos por um período muito grande, até que possam seguir sozinhos. Então, a família é adulto cuidando de criança, o que muda com o passar dos anos. Ex:
Ser família é oferecer pertencimento, cidadania e direito à sociedade fortalecida e feliz. Nesta sociedade moderna muito se vê famílias de mãe ou pai solteiro, mas muitas vezes não por opção, mas por definição. Ex:
Que fique marcado em nossos corações. Uma família feliz não é aquela em que há dominados e dominantes, mas sim àquela em que pais e filhos se entendam e se respeitem e, acima de tudo, se amem. Da estrutura das famílias depende a estrutura da sociedade. E pais estruturados formam filhos bem educados.

Idelbrando Mota de Almeida é Licenciado pela Universidade do Estado da Bahia em Letras Vernáculas e membro da pastoral familiar da Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Coité.