ALIANÇA: Você sabia que o uso da aliança vem da tradição cristã, desde o século XI, e que era colocada no 3º dedo da mão esquerda, pois acreditavam que nesse dedo havia uma veia que ia direto para o coração. Aliás ainda hoje esse costume é preticado nos casamentos islâmicos.
VESTIDO DE NOIVA: A Rainha Vitória lançou a moda da cor branca, mas antes disso na idade média não havia cor específica para a cerimônia; a cor mais usada era o vermelho.
LUA-DE-MEL: Origem no povo gemânico,pois era costume casar-se na lua nova. Na cerimônia, os noivos bebiam uma mistura de água e mel para proporcionar boa sorte. O costume pode ter nascido em Roma: os convidados pingavam gotas de mel na porta de entrada da casa dos noivos para que estes tivessem uma "vida docê".
BUQUÊ: O buquê teria surgido na Grécia como uma especie de amuleto contra o mau-olhado e, na sua confecção, era utilizado o alho. Era confeccionado dois buquês: o 1º abençoado pelo sacerdote deveria ser guardado. O 2º teria que ser lançado em direção às mulheres solteiras. Aquela que conseguisse pegar, teria a sorte de ser a próxima a casar-se.
GRINALDA: A grinalda faz com que a noiva se pareça com uma rainha, diferenciando-a dos convidados. Quanto maior a grinalda, maior é o símbolo de status e riqueza.
VÉU: Hijab (véu), quer dizer, em árabe, "o que separa duas coisas". O véu da noiva significa separar-se da vida se solteira, para entrar em uma nova vida: a de esposa.
CHUVA DE ARROZ: Na China Antiga, mais de 2000 anos antes de Cristo, o arroz já era considerado símbolo de fartura. O hábito de atirar alguns grãos de arroz sobre os noivos, após a cerimõnia, data da antiguidade. A tradição teve origem na china, onde um Mandarim poderoso quis dar prova de vida farta, e fez com que o casamento de sua filha fosse realizado sob uma "chuva" de arroz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário